5% - A triste realidade do Inglês brasileiro (e como estar nesse seleto grupo)
- Teacher Gui
- 7 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Você passa anos numa escola de Inglês. Depois mais uns anos em outra. Começa um novo curso, mas pede para começar do básico. Soa familiar?
Essa é a realidade de grande parte da população brasileira. Preocupante, levando em conta que projeções estimam que em 6 anos todas as vagas em empresas brasileiras exigirão Inglês.
Vamos aos motivos pelos quais isso acontece:
O mundo não é mais o mesmo
Se tem uma coisa que temos certeza atualmente, é que o mundo está em constante mudança. Mudança essa que não é acompanhada pelas escolas de Inglês. Pelo contrário.
A tradicionalismo de grande parte das escola de Inglês é assustador. E colocado contra a realidade constantemente líquida em que vivemos, entendemos porque tão poucos falam o idioma.
2. 7 minutos de fala
Esse é o tempo que grande parte das escolas possibilitam que os alunos falem por semana (num curso com 2h semanais). Em alguns casos, isso chega a ser muito.

3. Professor é mais do que um título
Nem todo professor é um professor. Longe de mim criticar a classe que tanto defendo. Porém, falar Inglês e ser professor são duas coisas bem diferentes.
Você não pode mudar a realidade brasileira. Mas pode fazer algo para estar entre esses 5%.
A chave está no prazer
Inglês não será sempre fácil. Gostaria de poder dizer o contrário. Mas posso garantir que será prazeroso. Eu levei tempo até entender que aprender Inglês está muito relacionado ao quão agradável isso é.
Depois de noites estudando gramática, tempos verbais e etc, e não sentir que estava progredido, resolvi tomar uma abordagem diferente. Estudar o que me interessava. O que fazia ter empolgação.
Use música, suas séries favoritas, artigos do seu trabalho. Faça ser empolgante.

Fale
Se você for tirar apenas uma coisa de proveito desse artigo, que seja esse ponto. Fale. Fale muito.
Esteja num sistema de ensino que te permita falar em aula o máximo possível. Fale com seus amigos que falam Inglês. Participe de fóruns. Fale sozinho. Fale. Sério, fale sozinho.
Take it easy
Eu sei que talvez exista muita pressão para você falar Inglês. Aquele vaga que você quer, as reuniões que você não entende, o intercâmbio que está chegando. Isso tudo assusta, eu sei. Mantenha o foco no seu objetivo, mas não deixe ele te atrapalhar. Tenha prazer em cada etapa do processo, gratidão por cada novo aprendizado, e a certeza de que está um dia mais perto do seu objetivo.
Então se lembre: Tenha prazer em estudar, fale, pegue leve com você mesmo, e novamente, FALE.


Comentários